20 de out. de 2021

  • DEVOCIONAL - trechos da obra: A IGREJA TRIUNFANTE - Kennet Hagin

     

    Amados, eu estava ouvindo o audiobook no Youtube sobre essa obra. Achei muito interessante. Segue alguns trechos para o nosso devocional de hoje:


    A IGREJA TRIUNFANTE - kenneth Hagin

    trechos da obra: 


    (...) Despoje-se da Carne.

    A Bíblia nos diz como lidar com o corpo e a alma – a natureza carnal.

    Devemos nos “despojar” do velho homem com suas luxúrias. E devemos nos “vestir” do novo homem em Cristo.

    Efésios 4:22-24 Que, quanto à conversação (estilo de vida) passada, vos despojeis do VELHO HOMEM, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito de vosso entendimento (mente); e vos revistais do NOVO HOMEM, o qual é criado segundo Deus em justiça e santidade. (Ef. 422-24)

    Quem deve se despir da natureza do velho homem, das obras da carne? Você? “Você” é o sujeito do versículo 22, Deus não irá despoja-lo do “velho homem” por você. Você terá que se despojar do velho homem com sua inveja, amargura, ira, raiva, gritaria e palavrões. Você não estará lidando com espíritos malignos quando se despir dessas tendências malignas; você está apenas lidando com sua carne.

    Freqüentemente os crentes tentam tomar o caminho mais fácil e chamar suas tendências malignas da carne de “demônio” ou espírito maligno. Desta maneira, não precisam assumir responsabilidade alguma.

    Eles podem jogar a culpa de tudo sobre satanás. Mas a Bíblia apenas chama estas tendências malignas de natureza carnal do homem, e o cristão, ele mesmo, tem que fazer algo a respeito.

    A única maneira de se vestir do novo homem é renovar sua mente com a palavra de Deus. Despojar-se do velho homem e vestir-se do novo homem faz parte do seu “culto racional” ou de sua “adoração espiritual” (Rom. 12:1, 2). Você tem que manter essas tendências malignas e atitudes sob o domínio de seu espírito, e deixar que a nova criatura em Cristo domine. Quando você se reveste de Cristo, você consegue andar no Espírito de Deus, em oposição ao andar na carne, onde você se torna uma presa fácil para satanás.

    Se você não tivesse que lidar com sua carne e sua natureza carnal, você não seria humano. E, enquanto estiver no corpo, terá sua natureza carnal para combater. Por exemplo, se alguém atinge você e sua carne não estiver sob a sujeição do seu espírito, a carne te estimulará a querer retalia-lo também. É assim que a natureza carnal afastada de Deus age. Se alguém lhe feriu, sua carne quer revidar, por causa do ressentimento, tentando ferir a pessoa que te feriu também.

    É a velha vida com nossa natureza carnal. Não é o diabo, ou alguma atividade demoníaca. (*Apesar de que o diabo controla a mente das pessoas e tenta nos atingir ou nos ferir com palavras...) - É a natureza carnal do homem que não foi controlada. “Você me magoou e eu vou lhe dar o troco”. Já ouviu cristãos falarem assim? A carne é assim, e é por isso que devemos mantê-la sob o domínio do homem interior... O qual é criado em justiça e santidade” (Efésios 4:24).

    Vista-se do Amor de Deus.

    Vamos observar Colossenses 3;12-14: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados de obras de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros se alguém tiver queixa contra o outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também... sobre tudo isto, revesti-vos de caridade que é o vínculo da perfeição...

    No versículo 13, a frase: “suportando-vos um ao outro” significa  “tolerar” um ao outro. Quando começamos a nos agitar e nos impacientar uns com os outros, isto não é, necessariamente uma obra do diabo. Temos apenas que exercitar tolerância e nos perdoar mutuamente, assim como Cristo nos perdoou. (v. 13).

    A palavra traduzida no verso 14 como “caridade” é a palavra grega  “ágape” – o amor de Deus. Devemos nos revestir de amor. O revestir-se de amor constitui-se uma proteção contra o inimigo; pois assim não damos em nós lugar algum ao diabo, Efésios 4:27.

    Quando nascemos de novo o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rom. 5:5). Mas nós devemos tomar o amor que está em nossos corações e transmiti-lo ao nosso homem exterior, porque o amor de Deus não foi derramado em nossa carne.

    A carne – a natureza não redimida do homem – tem suas próprias luxúrias porque é degenerada; nunca nasceu de novo. A sensualidade da carne nada tem a ver com “espírito” de luxo. A carne tem seus próprios apetites ou ardentes desejos carnais”

    I Pedro 2:11I Pedro 2;11:

    - Amados, rogo-vos como a estranhos e peregrinos, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma...” Quando você permite que suas concupiscências carnais o domine, você sempre vai ter problemas na alma – que é a sua mente, vontade e emoções. E isto será uma porta aberta a satanás.

    Tiago 1:13-15: Nenhum homem diga quando for tentado, eu sou tentado por Deus: pois Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta homem algum. Mas cada homem é tentado, quando atraído e engodado PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA.

    ...

    Gálatas 5:24:  E os que são de Cristo, crucificaram a carne com suas paixões e concupiscência.

    Crucificar a carne não é agradável. Todo Cristão tem a mesma maneira de escapar de ser presa fácil ao diabo pela concupiscência de sua carne. Mas nem todo Cristão segue o caminho providenciado para ele, pela crucificação de sua própria carne. Por que? Porque dói dizer não à carne.

    Não, não temos muito ensinamento sobre crucificar a carne neste movimento carismático (evangélico)... (...) Muito do que o crente atribui ao demônio não passa de obra da carne. E ninguém pode controlar sua carne por você; você mesmo tem que crucificá-la (Col. 3:5).

    ...

    “ – Deus Leva Embora o Traste” Havia uma mulher do Texas que veio à uma de minhas reuniões.

    Depois que todos se foram, esta mulher orou no altar, berrando e gritando. De vez em quando ela gritava: “Tira isso de mim, Senhor! Tu sabes que eu não quero! “Então ela continuava a “apitar” como se fosse um trem de carga entrando num túnel.

    Finalmente, eu lhe disse: “Irmã, o que é que você não quer? Ela disse:

    – É aquele velho traste”.

    Eu disse:

    – Deus não irá tirar aquele velho traste de você. O que ele faria com ele se o tirasse? Ele não o afogaria. Você mesma tem que se virar com ele! Terá que crucificar sua própria carne”.

    Ela disse: “– mas eu não poderia deixar aquele bom traste velho!” Lembre-se, Jesus disse: se a tua mão direita lhe escandalize corte-a. Ele não quis dizer pra você pegar um machado e cortar sua mão.

    Mas quando você deixa de lado as luxúrias e os desejos ardentes de sua própria carne, você irá crucificar, “matar” e “levar sua carne à morte”.

     

    Muita gente hoje gostaria de expulsar aquele “traste demoníaco” daquela mulher! É isso que ela queria também -  uma saída fácil.

    Você terá que crucificar sua própria carne e trazer seus apetites carnais, sensualidade, e desejos ardentes debaixo de sujeição. (...)

    Mas você não precisa permitir-lhe.

    Quando o diabo tenta usar sua própria carne para ter acesso a você, isto não quer dizer que você esteja possuído. O diabo sempre operará através da carne porque seu corpo não é redimido ainda, e seus sentidos físicos estão em contato com este mundo no qual satanás é o deus dele. (2 Cor. 4:4).

    Mas, se você não fornecer ao maligno coisa alguma com a qual ele possa operar, se você não der lugar a ele, ele não terá acesso a você.

    Então a Bíblia diz que há luxúria da natureza humana, carnal, que não tem nada a ver com o diabo. Você não pode expulsar a carne; você tem que crucificar ou mortificar as ações da carne. Entretanto, se você continua a dar lugar às luxúrias de sua carne, você irá finalmente abrir uma porta ao diabo.

    O diabo fará com que os crentes se acomodem e os ajudará a satisfazer às luxúrias de seus próprios desejos carnais. Até que, finalmente, um espírito maligno tome posse dos crentes que continuamente favorecem sua natureza carnal e sensual. Esta é uma maneira pela qual satanás tem acesso até mesmo aos crentes.

    Assuma a Responsabilidade

    Assuma a Responsabilidade. Você já pensou nisso? O Espírito Santo ajuda e encoraja os crentes a fazerem o que é certo. Se cedermos ao Espírito Santo, podemos fazer o que é certo. Mas ainda que Ele nos ajude, na realidade, não podemos dizer que Ele é o que realiza o que é certo – nós é que realizamos... Finalmente, nós é que fazemos a escolha de ceder ao Espírito Santo e andamos em linha com a Palavra pra fazemos o que é certo. O Espírito Santo nos assiste é claro, mas nós é que devemos ceder à sua gentil sugestão.

    Acontece da mesma maneira com o diabo. Ele encoraja e ajuda às pessoas salvas e não salvas, igualmente, se estas o permitem, a fazer o que é errado de todas as maneiras possíveis. O cristão não está sob o seu domínio, mas satanás tentará ainda trabalhar através da carne do Cristão para leva-lo a fazer o que é errado se o cristão o permitir.

    Satanás tem domínio sobre aqueles que andam nas trevas, então, ele pode assisti-los plenamente em suas ações erradas. Mas sob um aspecto, você não pode dizer que todo o mal cometido pelos que estão nas trevas é causado pelo diabo também.

    De acordo com as Escrituras, a luxúria de sua própria natureza carnal está envolvida nas más ações do ser humano. Da mesma maneira que o Espírito Santo nos assiste para que façamos o bem, o diabo ajuda a qualquer pessoa que esteja andando nas trevas a fazer o que é errado. Mas, ainda é responsabilidade da pessoa o que ela faz, porque ela tem livre escolha..

     

    Efésios 2;1-3:

    E vos vivificou, estando mortos em vossas transgreções e  pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo,  segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os ímpios também o são. (Ef. 2:1-3)

     

    As escrituras nos dizem que o diabo, ou “o príncipe da potestades do ar,” opera nas pessoas para o mal, da mesma maneira que o Espírito Santo opera no povo de Deus para o bem.

    Filipenses 2;13:

    Pois é Deus quem opera em vós tanto o querer como o efetuar; segundo o seu querer.

    As pessoas não podem jogar tudo sobre o diabo e culpa-lo das coisas ruins que lhes acontece. Nem tudo que é ruim procede diretamente de um demônio. Indiretamente, é claro, tudo que é mal se origina do diabo. Mas o ponto no qual quero chegar é que o ser humano tem sua própria parcela de culpa no cometimento do pecado – a escolha é dele. Por um lado, os crentes tentam jogar toda culpa no diabo...

    O Espírito Santo nos sugere e gentilmente nos conduz, mas temos de ceder a Ele e responder à suas instruções. Mesmo assim, ainda teremos de escolher fazer o que é correto ou escolher fazer o que é errado. Quando você escolhe fazer o que é errado, não é o diabo que está fazendo a escolha, é você. Ele pode lhe tentar, é claro, mas no final é você quem escolhe a quem deseja ceder, se a satanás ou ao Espírito Santo.

    ...

     Extremos e Excessos

    Hoje vemos alguns dos mesmos extremos e excessos em relação aos demônios, como víamos no tempo de A VOZ  DA CURA. A VOZ DA CURA era uma revista publicada por Gordon Lindsay, mas também era uma organização de evangelistas e ministros. Nos dias de A VOZ DA CURA, alguns ministros estavam sempre tentando expulsar demônios dos crentes.

    Por exemplo, quando os crentes vinham à frente para receber oração pra se libertarem do cigarro, ou de algum outro vício, alguns ministros estavam sempre tentando expulsar dos crentes um demônio de nicotina ou do álcool.

    Não me ocorre que, nicotina seja um espírito. É uma substancia que causa dano ao corpo humano. O diabo tira proveito do abuso desta substancia, é claro, da mesma maneira que tira proveito de tudo que e extremo ou pernicioso ao corpo humano. Mas isso se trata de “prazeres carnais” da carne – incluindo vícios físicos – que sempre tentarão lhe dominar se você mesmo não tomar uma atitude.

    ...

    A Bíblia diz claramente que não devemos ceder aos membros do nosso corpo pra injustiça (v.13). Não temos que servir ao pecado, e o pecado não deve ter domínio sobre nós, porque Jesus nos libertou do domínio do pecado: (Romanos 6:6-16)

    Entretanto, você terá que se considerar morto para o pecado para preservar seus membros de servirem ao pecado, porque seu corpo desejará continuar servindo ao pecado se você deixar. Seu corpo e seus membros não estão mortos, é por isso que você deve considera-los ou contá-los como mortos para o pecado.

     

    Feche a porta do Seu pensamento pra satanás.

    Para contar com a mortificação de seus membros físicos, você terá de aprender a fechar a porta de seu pensamento pra satanás.

    Se você falhar nesta área, sempre terá problema com o diabo, porque estará lhe abrindo uma porta, através do qual ele irá se aproveitar.  Satanás sempre tentará entrar numa pessoa, salva ou não-salva, através de seus pensamentos, se ela ceder e lhe der ouvidos.

    Pensamentos podem vir — de fato, você não pode sempre impedir que venham. Mas você não pode se deixar levar por estes pensamentos doentios e destrutivos. É como aquele provérbio antigo:

     “... você não pode impedir que pássaros voem sobre sua cabeça, mas pode impedir que construam um ninho em seu cabelo!” Você não pode evitar que venham e batam em sua porta, mas convida-las a entrar é outra coisa. Os pensamentos irão sobrevir à sua mente, e o diabo irá vir e dizer: “se você fosse salvo, não iria pensar assim!” Às vezes, mesmo os mais santos encontram pensamentos em suas mentes que fazem entristecer seus corações. Os pensamentos podem vir e persistir, mas se não o colocarmos em ação, eles desaparecem.

    Pág. 59 O mais santo e cheio do Espírito Santo, em cujas vida o poder de Deus é demonstrado, ainda precisa manter sua mente fechada a pensamentos dos demônios. Ele ainda tem que fortalecer sua mente, renovando-a com a palavra de Deus, e subjugando sua própria carne para não se tornar presa fácil ao diabo.

    *(“Parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente, a fim de comprovar por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2, Tradução do Novo Mundo.

     

    “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2, Versão Brasileira.)

    Paulo tinha de manter seu corpo sob sujeição (1 Cor. 9:27). Paulo não era um homem de Deus? Não era apóstolo? Sinais e maravilhas não se seguiam em seu ministério? Claro, mas a carne de Paulo não havia renascida ou sido redimida, assim como nossa carne não é redimida, e sempre desejará fazer o que é errado.

    Se você mantiver seu corpo em sujeição a seu espírito vivicado, você não terá todos os problemas que algumas pessoas têm com o diabo. Porque satanás não terá brecha para entrar. E se você renovar sua mente com a Palavra, você não desejará ceder aos pensamentos satânicos e suas sugestões. A Bíblia fala sobre “cingir os lombos de vossa mente”. Você faz isto com a palavra de Deus, para que sua mente se fortaleça e tenha com que resistir com sucesso aos pensamentos lançados pelo maligno.

    Cuidado com o que você alimenta na sua mente; alguém disse que a mente é a porta da alma. É por isso que é de vital importância examinar o que está em sua mente.

    Deixe-me mostrar como espíritos malignos entram na mente do crente:

     Um homem veio me ver. Ele havia sido chefe do departamento de psicologia de uma universidade. Ele e sua esposa vieram pedir ajuda porque ele estava tendo problemas com demônios.

    Ele me disse: “... eu sou pós-graduado em psicologia e me especializei em comportamento sexual criminal”. Ele possuía muitos livros em sua biblioteca pessoal em sua casa. Ele não era cristão, quando começou a estudar esses livros. Com o passar do tempo, ele e sua esposa foram salvos e batizados com o Espírito Santo, e ele se aposentou como chefe do depto de psicologia. Quando se aposentou, ele já não lia mais aqueles livros. Por dois anos ele não teve problema algum. Mas ele ainda conservava aqueles livros em sua biblioteca, e eventualmente ele começava a lê-los de novo.

    Pág. 60 Quando ele e sua esposa vieram pedir ajuda, ele me disse “eu não sei porque, mas eu peguei todos estes livros de criminalidade sexual e comecei a ler todos aqueles casos de molestação de crianças novamente”. Ele continuou abastecendo sua mente com aqueles casos e estudando sobre pessoas motivadas pelo diabo a cometerem crimes sexuais, e um espírito maligno entrou em sua mente. Ele começou a sentir um forte desejo de molestar garotinhas. Finalmente, ele começou a agir movido por aquele desejo.

    Você precisa ter cuidado com o que lê. Você deve tanto ter cuidado com o que lê, quanto com o que come. Você não pensaria em comer veneno, pensaria? Se alguém lhe dissesse: “não coma isso! É venenoso e vai matar você”, você iria em frente e comeria de qualquer  jeito? Não! Bem , você precisa ter cuidado com o que entra em sua mente, da mesma forma que se preocupa com o que entra no seu estomago. O diabo pode ter acesso à sua alma através de um livro, televisão, entretenimento mundano, e por aí em diante , através do que você coloca em sua mente.

    A mulher deste homem descobriu o que ele estava fazendo e pediu o divórcio. Mas quando ele finalmente veio me ver para pedir ajuda, ela o acompanhou. Ele me disse “eu não conseguia me controlar”. O diabo entrou porque ele cedeu à sua carne. Ele permitiu que um espírito imundo entrasse em sua mente enquanto lia aqueles livros. Ele havia aberto a porta ao diabo, e o diabo se acomodava nele. Os espíritos malignos trabalhavam em sua carne para levá-lo a cometer tais atos.

    Ele me disse: “ – Eu sei sobre este assunto. Eu estudei e ensinei sobre isto. O que acontece nesses casos de crimes sexuais é que o criminoso acaba por matar uma das garotinhas que ele molesta, e termina na cadeira elétrica. Irmão Hagin, aquela coisa tomou conta de mim. Eu não queria molestar garotinhas. Você pode me ajudar?” Conforme ele falava, o Espírito Santo me mostrou que, neste caso, três demônios estavam envolvidos. Eu soube através da palavra do conhecimento. Você precisa depender do Espírito Santo nessas áreas.

    Você não saberá o que está operando contra uma pessoa a menos que o Espírito Santo lhe mostre.

    (Pág. 60) – Depois daremos continuidade... 

    *em itálico, grifos meus...


    ***

    LEIA TAMBÉM: 

    O QUE É A OBRIGAÇÃO DEVOCIONAL DO DISCÍPULO

     CRISTÃO?


    ***


    Estudo aprofundado: O Dogma da “Assunção de Maria”


    LEIA TAMBÉM: 

    QUAL O SANTO QUE MELHOR PODE NOS AJUDAR?

    ESTUDO: IDOLATRIA - MARIOLATRIA

    ENGANOS DA RELIGIÃO - MARIOLATRIA

    **

    Vou comprar esse livro; muito bom!








  • 0 comentários:

    Postar um comentário


    Copyright @ 2014 ALISSON HELMMS - servo do Senhor Jesus Cristo.