18 de nov. de 2021

  • DISCÍPULOS CARNAIS VS DISCÍPULOS ESPIRITUAIS: A necessidade sem precedentes para os discípulos nos dias atuais.


    "A necessidade sem precedentes para os discípulos, é discernir entre a obra do espírito e a obra da alma. (Watchaman Nee)



    Os crentes e discípulos carnais, por não priorizarem e não obedecerem a Palavra de Deus, não conseguem estar em comunhão e conexão perfeita com Deus; pois não são guiadas pelo Espírito, mas vivem de acordo com as influencias, emoções e sentimentos da alma. Elas vivem sob a direção da alma e não entendem as coisas espirituais:

    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.  (1 Coríntios 2:14)

    Antes de Adão e Eva caírem, a alma deles estava completamente sujeita ao querer do espírito deles, o qual estava ligado ao Espírito de Deus. Mas depois da queda, a alma humana passou a estar sob a influencia e domínio de satanás: 

    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Genesis 2:7

    Os discípulos carnais vivem ainda sob a influencia da alma, eles não conseguem discernir a obra da alma a a obra do espírito. Elas leem e estudam a Bíblia esporadicamente, eles ouvem a pregação do Evangelho, mas nunca conseguem chegar ao conhecimento verdadeiro, que é viver no âmbito do espirito:

    Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. (2 Timóteo 3:7)

    Elas não conseguem nunca ser espirituais, pois amam as coisas da alma e vivem apenas de acordo com a influência da alma não regenerada: elas estão presas ao querer da alma (a qual tornou-se escrava do diabo por causa do pecado original). Muitos desses discípulos são pessoas que aparentam ser piedosas e cristãos dedicados, elas se vestem como cristãs, e até vivem entre os verdadeiros discípulos do reino de Deus, mas, já que estão sob o domínio da alma, o fruto delas não é o fruto produzido pelo Espírito:

    Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos. Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas. (Lucas 6:44)

    Em virtude de serem sempre influenciadas pela alma e não buscarem se sujeitarem ao Espírito, elas não discernem as coisas espirituais:

    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:14-16)

      São pessoas cujas mentes e emoções muitas das veze são controladas por espíritos malignos enganosos; e o diabo usa essas pessoas carnais para tentar atrapalhar o progresso espiritual dos que buscam se torem cada vez mais espirituais. O que o diabo mais se preocupa é quando um discípulo cristão busca se tornar realmente espiritual - através do dedicar-se ao estudo da Palavra de Deus, através da busca de entendimento através da leitura de obras espirituais, através da oração e dos jejuns que o discípulo deve realizar sempre que precisar manter a carne sob domínio e crucificação. Porque o diabo sabe que, quando um discípulo não luta para crucificar a sua carne (ou seja, a sua natureza pecaminosa – a qual está intrinsecamente ligada à alma), este passa a ser dominado pelos desejos incontroláveis dessa natureza humana pecaminosa.

    Devemos orar a Deus fervorosamente, pedindo-lhe que nos ensine, pela experiência, a distinguir o que é espiritual e o que é da alma. Watchman Nee

    Todos nós temos uma natureza pecaminosa, a qual, controlada pela alma, leva-nos a querermos viver novamente sob o julgo da escravidão do pecado:

    Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne (...) (Romanos 7:18)

    Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

    Quando o discípulo busca se sujeitar a Deus através da obediência à sua Palavra, e segue através da disciplina espiritual que deve se impor a si próprio; então a graça de Deus atua sobre a sua vida, e o poder do Espírito de Deus o capacita para vencer os desafios da vida e as artimanhas e investidas do diabo:

    Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8)

    O discípulo espiritual entende que nenhuma força ele tem de si mesmo; ele sabe que é totalmente dependente do Espírito para as mínimas tarefas diárias; assim como é totalmente dependente do poder do Espírito para o livrar das estratégias e investidas do diabo contra a sua vida... Ele entende a necessidade de se sujeitar totalmente ao Espírito, para ser disciplinado, orientado, instruído, guiado e dirigido por Ele em todos os aspectos. Ele sabe que é o próprio Espírito Santo que o corrige quando ele tende a cometer algumas falhas e começa a se afastar do caminho que deve seguir de acordo com a instrução e a orientação da Palavra de Deus:

    Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; (1 Timóteo 3:16)

    O próprio Espírito Santo é quem nos lembra sobre a Palavra, é Ele quem nos dá o entendimento concernente às coisas espirituais; é ele também que nos livra do engano do maligno... O Espírito Santo é quem nos ensina, quem nos corrige e quem nos capacita a cumprirmos a vontade de Deus. Mas os discípulos carnais, os que não tem o Espírito, andam tateando como cegos, eles estão sempre buscando se entreter e são guiados pelos sentidos naturais (o diabo sabe disso, é por isso que ele deixa bem à vontade os cristãos carnais que vivem sempre ocupando seu tempo com entretenimento; por que ele sabe que suas almas estão presas e conectadas a ele, que eles estão como mortos espirituais...) Muitos desses são apenas religiosos, ou se tornaram apenas religioso, assim como era o mestre religioso Nicodemos. Eles participam de liturgia e rituais religiosos, são integrantes de alguma religião, defendem alguma religião com orgulho, e vivem contendendo entre si, pois são acometidos pelo orgulho religioso – assim como também ocorria entre os fariseus e os saduceus no tempo de Jesus; porém eles não conseguem entender as coisas espirituais. Eles vivem apenas para o presente século, são pessoas naturais (não nascidas de novo; não nascidas do Espírito); por isso são enganadas pelo espírito religioso e não conseguem entender as coisas espirituais:

    Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

    O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito:

    – É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.

    Perguntou Nicodemos:

    – "Como pode ser isso? "

    Disse Jesus:

    – "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?

    Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.

    Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais? (João 3:5-12)

     Os que são carnais buscam realizar e satisfazer somente os desejos da alma, e não conseguem agradar a Deus:

    Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. (Romanos 8:5-8)

    Os discípulos carnais que insistem em viver na carne, seguindo a velha natureza (a qual é contrária ao querer do Espírito), e, que não lutam para sujeitarem e crucificarem sua carne, por se rebelarem contra o Espírito da graça, eles não desenvolvem um relacionamento e uma comunhão com Deus, eles estão apenas vivendo de acordo com as emoções e sentimentos da alma não regenerada. Muitos deles até leem a Bíblia, até ouvem pregações, mas nunca chegam ao conhecimento pleno da verdade; nunca conseguem se tornar espirituais... Eles estão sempre sendo guiados pelos sentidos, pois não têm a direção do Espírito... 

    Muitas das vezes estes acabam se opondo aos discípulos espirituais, por que o quem controla eles são os espíritos malignos. E o conhecimento Bíblico que eles adquirem passa a ser usado por satanás para confundi-los e aprisiona-los, levando-os a contenderem com os que são nascido do Espírito. Tornam-se assim parte do joio semeado pelo maligno, e que estão entre os filhos do Reino. Alguns desses até aparentam ser espirituais, eles usam frases bíblicas em seus perfis e até gostam de viver entre os verdadeiros discípulos; mas também vivem querendo agradar ao mundo, assim como vivem pra agradar a carne... Porém, pelos seus frutos nós os conheceremos... São pessoas controladas por espíritos enganosos; e até justificam a forma de viverem em desacordo com  a Palavra de Deus, distorcendo a Palavra de Deus, pois se tornam confusas e confundidas pelo maligno, que os guiam de acordo com a emoção e sentimentos da alma. Mas os discípulos espirituais conhecem a quem servem, sabem que não são desse mundo, e são guiados pela intuição espiritual. Eles buscam aprimorar e desenvolver cada vez mais o relacionamento com Deus através da comunhão com o Espírito Santo. Ainda que cometam alguns deslizes na caminhada e peregrinação cristã, ainda que falhem algumas vezes, eles estão sempre buscando realizar a verdadeira vontade de Deus através da obediência e sujeição à Palavra.

    Tornar-se um discípulo espiritual implica em reduzir-se a um simples servo e escravo de Cristo, sujeitando-se à Palavra e buscando discernir entre a obra da alma e a obra do espírito; para viver segundo o espírito, e não segundo a carne:

    As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz. Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. Romanos 8:6-9


    Helmms, Alisson

                                           


          

     


  • 0 comentários:

    Postar um comentário


    Copyright @ 2014 ALISSON HELMMS - servo do Senhor Jesus Cristo.